Notícias

Touca Térmica

04/02/2018
Carla Furtado Comunicação


O Hospital do Câncer Anchieta, localizado em Taguatinga (DF), já conta com o equipamento Paxmam Orbis Scalp Cooler. Trata-se da tecnologia de referência mundial para combate à perda de cabelo decorrente da quimioterapia.  

A questão vai além da estética: "A perda do cabelo não é apenas mais um dos efeitos colaterais do tratamento contra o câncer. Constitui um dos fatores de maior impacto psicossocial, especialmente para as mulheres, podendo afetar severamente a autoimagem e a identidade, bem como a capacidade de enfrentamento da doença", destaca Dr. Murilo Buso, diretor do Hospital.   
 

Como Funciona

Para compreender a ação da tecnologia antialopecia, é importante esclarecer que a perda do cabelo durante o tratamento está associada à ação dos quimioterápicos, que atuam sobre as células em franco desenvolvimento. Ocorre que, assim como as células cancerosas, os folículos pilosos também são células de crescimento rápido.

O resfriamento do couro cabeludo provoca vasoconstrição cutânea, reduzindo o fluxo sanguíneo para os folículos. Quando realizado durante a sessão de quimioterapia, diminui a captação dos quimioterápicos e esse é o mecanismo que evita a perda dos fios.  

Comprovação Científica

A máquina instalada é a mesma utilizada na pesquisa apresentada durante o San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), maior evento mundial sobre câncer de mama, realizado em dezembro último, nos Estados Unidos. É composta por uma unidade de refrigeração à qual a touca térmica permanece conectada, atingindo temperatura de 17oC durante o uso simultâneo à administração dos quimioterápicos.
 

Segundo o estudo, batizado de "SCALP", mais de 50% das pacientes submetidas ao tratamento de resfriamento mantiveram seus cabelos. A pesquisa foi realizada com mulheres com câncer de mama estágios I e II. Novas investigações devem contemplar estágios mais avançados da doença, além de outros cânceres. Quanto aos efeitos colaterais do resfriamento, destacou-se dor de cabeça, considerada tolerável.  

O tratamento com a Paxmam Orbis Scalp Cooler já está aprovado pela Anvisa. Contudo, ainda não é contemplado pelo rol de serviços de saúde suplementar cobertos pelos planos de saúde. A indicação para uso da tecnologia deve levar em consideração o tipo do câncer, seu estágio, bem como as condições gerais do paciente.
   

Neste vídeo, a mastologista Flávia Fernandes, do Hospital do Câncer An chieta, apresenta a tecnologia.

Agende Sua Consulta

Oferecemos diferentes canais para agendamento de consulta.
Escolha o melhor para você.